A Primavera, também conhecido como Alegoria da Primavera, é um quadro do pintor renascentistaSandro Botticelli. A pintura utiliza a técnica de têmpera sobre madeira. Pintado no ano 1482
CONTEXTO HISTÓRICO
O Renascimento
Cultural representou um movimento artístico-intelectual que surgiu na Itália
(grande centro comercial da época) a partir do século XIV, considerada o “Berço do Renascimento”, e se espalhou rapidamente por toda
a Europa. O Renascimento exalta a antiguidade clássica, negava o período
medieval, centrado na religiosidade e doutrinação cristã
(teocentrismo). Vale ressaltar que, a Idade Média (século V ao XV),
baseada no sistema feudal e na nobreza, no clero e sociedade servil, era destituída
de mobilidade social.
Diante disso, grupos
de pensadores, filósofos e artistas formaram o grupo dos Humanistas Renascentistas. Eles estavam preocupados em
difundir o conhecimento que, durante muitos séculos, esteve distante da
população. A ideia era trazer ao povo questões relacionadas com as
descobertas científicas, bem como o desenvolvimento social, artístico e
cultural. Assim, esses artistas promoviam um pensamento mais humano e
racionalista, ou seja, centrado no antropocentrismo (homem como centro do
mundo).
No campo científico,
denominado de “Renascimento Científico”, os maiores representantes foram os
astrônomos: Nicolau Copérnico (1473-1543), com a Teoria Heliocêntrica (Sol no
centro do Universo), e Galileu Galilei (1564-1642), considerado o “Pai da
Ciência Moderna”.
Vale destacar que
esse período de transição da Idade Média para a Idade Moderna foi marcado por
diversas transformações sociais, políticas, econômicas e culturais na
Europa: O declínio da sociedade feudal; o renascimento
comercial-urbano; a criação da Imprensa; o surgimento da burguesia,
foram essenciais para consolidar uma nova era que se aproximava: O Humanismo
Renascentista.
ARTE RENASCENTISTA
A arte renascentista
valorizou os aspectos culturais, do homem e da natureza, e esteve voltada
essencialmente para a retomada dos modelos clássicos greco-romano. Baseada
no naturalismo, racionalismo e hedonismo, representou um divisor de águas,
na medida em que a arte da renascença trouxe inovações técnicas e temáticas.
Por exemplo: a Criação da perspectiva, em detrimento da arte anterior
(plano reto). A perspectiva permitia efeitos realistas, criando certa ilusão de
ótica, precedência para os efeitos em 3D.
Além disso, a
harmonia e o equilíbrio foram características importantes que buscaram os
artistas renascentistas para frisar a valorização da antiguidade clássica bem
como do antropocentrismo.
De tal modo, a arte
renascentista chega para abordar outros temas, ampliando o leque de
possibilidades, que somente estavam restritos à arte religiosa, no período da
Idade Média.
PRINCIPAIS ARTISTAS E OBRAS
Toda arte
renascentista esteve centrada na figura do homem (antropocentrismo). Foram
diversos os campos de atuação dos artistas, os quais deram destaque às mais
variadas categorias das artes: pintura, escultura, arquitetura e literatura.
Seguem abaixo alguns dos principais artistas e suas obras:
Leonardo da Vinci (1452-1519)
Considerado um dos
maiores gênios da história da humanidade, Leonardo da Vinci foi
pintor, escultor, engenheiro, cientista, escritor e inventor italiano.
Nascido no vilarejo
italiano de Anchiano, Leonardo foi uma das figuras mais importantes do Renascimento,
de forma que contribuiu para a produção intelectual e artística da época. De
suas obras destacam-se: “AÚltima Ceia” (Santa Ceia) e “A
Gioconda” (ou Mona Lisa).
O
primeiro trabalho importante de Da Vinci foi uma parte da tela “O Batismo
de Cristo”, de Verrocchio, quando pintou os anjos e a paisagem à esquerda do
quadro.
Possível autorretrato
A Monalisa (1503-1506) é uma
de suas mais famosas pinturas, um óleo sobre madeira com dimensão de 77 cm
x 56 cm e exposto no Museu do Louvre, na cidade de Paris. Também conhecida como
Gioconda. Célebre por proporcionar uma visualização clara da técnica do sfumatto,
sombreados e jogo de claro-escuro, concedendo volumetria, efeitos de
tridimensionalidade e grande realismo ao retrato. A obra é considerada umas
maiores atrações do Museu, sendo uma das pinturas mais valiosas do mundo.
A Última Ceia é um afresco (uma pintura sobre parede, feita
enquanto o reboco ainda está fresco, daí o nome da técnica) realizada por
Leonardo da Vinci entre 1494 e 1497 no refeitório do Convento de Santa Maria
Delle Grazie, em Milão, Itália.
A composição pictórica mede 4,60 por 8,80 metros e é uma das obras
mais famosas do mundo e das mais conhecidas do artista, assim como uma das mais
estudadas, relidas e copiadas de todos os tempos.
Leonardo da Vinci faleceu no Castelo de Cloux, Amboise, França, no
dia 2 de maio de 1519. Foi sepultado no convento da Igreja de Saint Florentin,
em Amboise.
Michelangelo Buonarroti (1475-1564)
Suposto autorretrato
Pintor, escultor e arquiteto italiano, Michelangelo nasceu
na cidade de Caprese, região da Toscana. Foi um dos maiores representantes da
arte renascentista e, sem dúvida, sua maior obra foi a pintura da abóboda da
"Capela Sistina", na Catedral de São Pedro, em Roma.
Capela Sistina, Vaticano, Itália
O juízo final (Afresco, detalhe do teto da Capela Sistina)
A criação de Adão(Afresco, detalhe do teto da Capela Sistina)
O artista passou quatro anos
(1508-1512) pintando o local, que agrupa cerca de 300 figuras, das quais se
destaca: “O Juízo Final”.
Na
escultura, suas obras mais representativas foram: “Pietà”
e a “Escultura de Davi”.
Pietà, mármore, 1,74 m x 1,95 m, 1498–1499, localizada na Basílica de São Pedro, Vaticano, Itália
Moisés, mármore, 2,35 m, Túmulo do Papa Julio II, Itália,1513 - 1515.
Reza a lenda que ao
finalizar a escultura de Moisés, Michelângelo deslumbrado com seu feito tenha
dito que só faltava falar, tal perfeição de sua obra.
Outra obra monumental de Michelangelo foi a escultura de
David, esculpida em um bloco único de mármore e que retrata o herói instantes
antes de derrubar o gigante Golias com uma pedra. O artista costumava dizer que
a figura já estava no mármore, bastava descobri-la.
Em 1501, Michelangelo tinha apenas 26 anos de idade, mas ele
já era o mais famoso e mais bem pago artista de seus dias. A estátua de cinco
metros de altura foi esculpida em quatro anos e está localizada na Galeria da Academia de Artes
de Florença (desde 1873).
A expressão no rosto do David mostra o momento em que decide enfrentar o gigante Golias.
Os incríveis detalhes entalhados, como músculos da barriga, caracóis nas mechas de cabelo e as veias das mãos, mostram o apuro técnico e extremo perfeccionismo, a genialidade, na habilidade do artista Michelangelo. Davi
Veja na Série Arte no Renascimento: MICHELANGELO e o simbolismo na CAPELA SISTINA
Ao lado de Leonardo da Vinci e Michelangelo, Rafael formou a
tríade mais importante dos grandes mestres da arte italiana renascentista.
Pintor italiano nascido na cidade de Urbino, inovou as técnicas de
pintura, ao utilizar contrastes de luzes e sombras.
Ficou
conhecido por suas diversas “Madonas” (mãe de Jesus), das quais se destaca: “Madona e o Menino Entronados com Santos”
(1505).
Donatello (1368-1466)
Além da tríade dos principais representantes da Renascença, Donatello foi
um importante escultor italiano do período, nascido em Florença. Introduziu
novas técnicas artística ao utilizar diferentes materiais para compor suas
esculturas, tal qual, mármore, bronze e madeira.
Seus
trabalhos mais representativos são: a escultura de “São Marcos”, em Florença, e “Gattamelata”, na cidade de
Pádua.
Sandro Boticcelli (1445-1510)
Pintor e
desenhista nascido em Florença, Alessandro di Mariano di Vanni Filipepi, mais
conhecido por seu nome artístico, Sandro Boticcelli, foi um dos pintores mais
proeminentes da Itália renascentista.
Em suas
obras, abordou temas religiosos e mitológicos, donde se destacam: “A Primavera” e “O Nascimento de Vênus”.
💥Nessa época, muitos escritores se empenharam em trazer à tona os
aspectos do humanismo renascentista, inaugurando assim, a literatura moderna.
Segue abaixo, um dos maiores representantes da literatura renascentista:
Obra "Taipa" do artista Murilo Santos, localizada no Museu de Artes Visuais, no Centro Histórico de São Luís
O Movimento situa a arte maranhense no cenário contemporâneo da arte e da contracultura da década de 1970. E este conteúdo foi estruturado de forma a direcionar o leitor ao tema,
dando-lhe embasamento teórico através de informações que designem a posição importante da
arte maranhense na História da Arte Contemporânea. A começar pela delimitação do termo contemporâneo e, também, ao que alguns
autores citam como pós-modernismo, suas características e principais preceitos na evolução
temporal da arte. Trilhamos, dentro da história, a representação simbólica da arte de forma a
percorrê-la pelos diferentes movimentos artísticos, a fim de descrever suas principais
características, artistas e obras, relacionando-os com o objeto de estudo nesta pesquisa.
gororoba imagem de jornal da época, de uma das exposições
O estudo da História da Arte Contemporânea visou fazer da apreciação do tipo
de arte produzida no período de 1970, no Maranhão, um contexto de participação, uma forma
de afetar o fruidor / observador de arte. Para que, do contrário, tais obras não expressem
apenas um sentimento de choque e repulsa, negando sua própria natureza artística, o que não é
sua intenção. Ela é um tipo de arte que mexe com o raciocínio e a imaginação do público, pois
está contextualizada com temas sociais e filosóficos. Mostra também, que a arte, por mais que artistas, críticos e historiadores queiram
negar, sempre foi impulsionada pela arte estrangeira. Antes a Européia, que com o
Modernismo, passa a ter como centro dispersor, os Estados Unidos, chegando ao eixo Rio/São Paulo, para somente depois abranger o resto do Brasil, assim como o Maranhão. A pesquisa traçou todo esse processo demarcando a arte estrangeira, a brasileira
e a maranhense, que partindo da década de 1970, se restringe às consultas ao livro produzido
pelo extinto Banco do Estado do Maranhão, a algumas monografias de conclusão de curso de
graduação, aos jornais da época e, principalmente à memória oral pelo contato com alguns
artistas e estudiosos sobre a arte em São Luís, comentários referentes à vivência da
comunidade artística e de críticos de arte durante o período, que se dispuseram a compartilhar
tais informações. No entanto, Houve uma grande lacuna deixada por artistas que participaram
das exposições, a grande maioria não se dispôs, ou manifestou interesse em pronunciar-se, até
mesmo em ceder materiais, como imagens e documentos.
jornal da época, divulgando uma das exposições
O Movimento consistiu de um encontro entre jovens artistas engajados com a
situação social, econômica e política exposta durante a ditadura militar, que limitava a apresentação de seus
trabalhos através da censura. Para eles, suas atuações não se caracterizaram como movimento
por, sobretudo, “não compartilharem de uma total unidade de objetivos”. Mas, esta reunião de
idéias do grupo, que surgiu para a montagem das exposições Gororoba entre 1977 e 1980,
com intuito de buscar maior diversificação possível de técnicas e suportes, observáveis nos
trabalhos ilustrados na pesquisa e suas constantes mobilizações culturais através das
exposições, já caracteriza um movimento. Os trabalhos reunidos, constituem apenas uma
porção muito pequena do que houve nas quatro exposições, necessitando de um espaço de
tempo maior para uma pesquisa mais detalhada e minuciosa.
É palpável a extensão que se tornou a pesquisa deste grupo. Cada consulta aos
arquivos de jornais nos surpreendia juntamente com os artistas do grupo que nem tinham
conhecimento de sua abrangência e de ainda haver tantos registros de obras que em sua
maioria têm paradeiro desconhecido. Tantas informações os causaram um sentimento de emoção e nostalgia por terem participado de um acontecimento tinha um viés de luta pela
garantia de liberdade de expressão e pela busca de inovação artística. Na história da Arte, o posicionamento político através da arte é sempre revisitado, como no Realismo, Expressionismo e por artistas como os mexicanos Diego Rivera, José Clemente Orozco e Davi Alfaro Siqueiros em sua arte mural na década de 1920, que tinha o objetivo de pintar para o povo. Segundo Castelani, só mesmo o mural poderia redimir artisticamente um povo que esquecera a grandeza de sua civilização pré-colombiana durante tantos séculos de opressão estrangeira e de espoliação por parte das oligarquias nacionais culturalmente voltadas para a metrópole espanhola. Os muralistas constituíam um grupo atuante e criativo que formava a vanguarda cultural revolucionária do México, com forte sentido do valor social de sua arte. Intenções semelhantes? O grupo possuía visão partidária. Arte deve se posicionar sim! Com envolvimentos em diretórios acadêmicos, partidos políticos e sindicatos. Fatores que incentivavam a utilização de temas que retratam esse tipo de estética mobilizando e contextualizando diversas linguagens artísticas à história sócio-política na Arte local. Mostraram também uma diversificação de estilos, técnicas e materiais.
Joaquim Santos s/ titulo
Registros da atuação do grupo podem ser conferidos em minha pesquisa que se encontra no acervo do curso de Especialização em História do Maranhão na UEMA (entitulando o tema), em matérias de jornais, já bastante deteriorados, da época, na Biblioteca Pública Benedito Leite que me forneceram os principais dados; menção na uma monografia de conclusão de curso do artista Maciel Pinheiro, em um site com uma página sobre o artista César Teixeira e, mais recentemente, no livro Veredas Estéticas de João Carlos Pimentel. 1ª Exposição: junho do ano de 1977 em comemoração ao aniversário de fundação do teatro Artur Azevedo.
O período pré-histórico foi dividido em fases, uma forma de facilitar sua compreensão. Em uma vídeo-aula o professor Marcos Dominici faz a diferenciação dessas fases levando em consideração as manifestações artísticas em suas quatro linguagens (artes visuais, teatro, dança e música), feitas no período. Contextualiza ainda, a cultura local e a arte rupestre brasileira.
As vênus, nomes
atribuídos às esculturas femininas, têm, em alguns exemplos, certas partes da
anatomia humana exageradas: abdômen, quadril, seios e coxas.
Simbolizam o “padrão de beleza” do período, o que era almejado nas formas
femininas, face à procriação, necessidades físicas e de subsistência.
A escrita delimita a historia da humanidade, mas antes desta habilidade já eram somadas muitas outras no campo das linguagens artísticas. As pinturas nas paredes das cavernas, as flautas feitas de ossos, as esculturas das vênus e as imagens das representações humanas, já simplificadas para serem entendidas, movimentando-se conforme dançam, caçam ou representam momentos ritualísticos, dão a certeza de que a arte sempre fez parte das principais atividades humanas. No filme "A guerra do fogo", de 1981, Jean-Jacques Annaud mostra a convivência concomitante de varias especies e a seleção natural face ao desenvolvimento das habilidades manuais. A revista aventuras na historia traz o artigo interessantíssimo, aqui no link, que mostra o quão complexos já éramos e pouco mudamos como humanos nessa infinita vastidão de avanços tecnológicos.
Outro estudo mais recente diz que "Artistas esculpiam pedras com figuras femininas, as Vênus. Para muitos antropólogos, elas aludiam ao culto da fertilidade. Mas o arqueólogo Timothy Taylor tem outro palpite: seriam versões da época de símbolos sexuais."
Ver artigo na íntegra: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/historia-como-vivia-homem-na-pre-historia.phtml.
Abaixo, o vídeo faz uma breve apresentação sobre as esculturas pré-históricas conhecidas como "estatuetas de Vênus".
E a música...
Há vestígios - nas pinturas das cavernas - de que o homem utilizava a música nas cerimônias e rituais: encorajamento para a caça, evocação das forças da natureza, cultos dos mortos, etc.
Na Pré-História a música toma por imitações dos sons da
Natureza: com gritos, sons corporais, batendo com paus, ramos, pedras, conchas.
A Imagem encontrada em Cogul, Espanha.Mostra a dança das mulheres em torno de um homem. Induz para o comportamento das pessoas face a uma manifestação de música e dança.
A Dança de Cogul.
A imagens observadas podem representar ancestrais se movimentando de forma ordenada e coletiva. Um exemplo disso é a figura encontrada na parede da Serra da Capivara- RN, abaixo.
OS PERÍODOS DA PRÉ-HISTÓRIA A PARTIR DA ARTE
A pré-história foi dividida em longas e diferentes fases, uma forma de
facilitar a demarcação e temporalidade dos artefatos e materiais encontrados e
documentados.
o Período Paleolítico (Idade da Pedra Lascada) foi o mais antigo,
seguido sucessivamente pelo Período Neolítico (Idade da Pedra Polida), Período
Mesolítico, incorporado depois, devido ao grande espaço de tempo entre o
Paleolítico e o Neolítico, necessitando maior marcação entre ambos, para alocar
peças e costumes, e a Idade dos Metais (que ainda recebe suas divisões,
à medida que as pessoas aprendiam a fundir e manipular os metais que iam
encontrando), foi a última fase.
O estudo de cada período ou fases, no conteúdo de Arte, leva em
consideração as manifestações artísticas em suas quatro linguagens (artes
visuais, teatro, dança e música), reconhecidas através dos registros rupestres
(arte rupestre, termo que faz referência às rochas, paredes das cavernas onde
foram encontradas em grande parte esses registros). Esses registros eram
atrelados aos costumes e afazeres dos indivíduos, envolvendo rituais de cunho
religiosos, atividades de caça e às práticas de guerras ou disputas.
A escrita delimita a história da humanidade, mas antes desta habilidade
já eram somadas muitas outras no campo das linguagens artísticas. As pinturas
nas paredes das cavernas, as flautas feitas de ossos, as esculturas das vênus e
as imagens das representações humanas, já simplificadas para serem entendidas,
movimentando-se conforme dançam, caçam ou representam momentos ritualísticos,
dão a certeza de que a arte sempre fez parte das principais atividades humanas.
No filme "A guerra do fogo", de 1981,Jean-Jacques
Annaud mostra a convivência concomitante de variadas espécies e a seleção
natural face ao desenvolvimento das habilidades manuais, uma ficção que tenta
ilustrar o período de forma especulativa, mas também naturalista e realista.
O Período Paleolítico tem início aproximado há 4,4 milhões de
anos e se estende até 8000 a.C. Nele, os povos eram nômades, coletores,
fabricavam utensílios domésticos e armas em pedra, osso (caça). De quando datam
as pinturas nas cavernas de Lascaux e Chauvet, na França. Tinham como temas, em
sua produção, a caça, a pesca e rituais de interpretação religiosas. Representavam
a natureza, os animais, em formas naturalistas (pintavam como viam),
acreditavam que o espírito do animal ficava retido na imagem e com isso ele
ficaria mais enfraquecido, facilitando a caça.
Desenhos das paredes da gruta de Lascaux, na França, há 10 anos
ganharam preparação para a visitação pública. Acesso:
Nas pinturas eram utilizados pigmentos naturais, ossos carbonizados,
carvão, vegetais e sangue de animais.
No Período Neolítico: período que se estende de 8000 a.C. a 5000 a.C.
aproximadamente. Houve um salto tecnológico na produção de utensílios e armas, nesse
período, as comunidades deixam de ser nômades e adquiram caráter tribal, sua
pintura apresenta um caráter mais geométrico e estilizado: eram bastante
dinâmicas e mais sugeriam do que evidenciavam as características dos seres
representados (a imagem foi sendo abstraída). Seus temas ou assuntos, ainda
eram o tipo de vida que levavam, seus hábitos, costumes e rituais.
OParque Nacional Serra da Capivara,
no sertão do Piauí, abrigamais de 1.200 pontos de arte rupestre.A região possuia maior
quantidade de sítios arqueológicos pré-históricos das Américas.
Pelas cavernas da serra se
observam pinturas feitas há milhares de anos, que rendem um grande valor
cultural e científico ao lugar, considerado Patrimônio Cultural da
Humanidade pela Unesco desde 1990.
Já o Parque Nacional Vale do Catimbau,
em Pernambuco é osegundo maior
sítio arqueológico do país, com cerca de 30 sítios arqueológicos com
grafismos rupestres já catalogados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e
Artístico Nacional (Iphan). Imagem abaixo, vsualizada:
https://quantocustaviajar.com/blog/vale-do-catimbau-em-pernambuco/,
em 28/07/2020.
Ainda datam do período as construções de estruturas em pedra, importante
registro da habilidade e engenhosidade dos povos dessa fase. São chamadas de
monumentos megalíticos (grandes pedras), que são divididos em três categorias:
Menires, Dólmens e Cronlecks, onde encontramos no círculo de Stonehenge, na
Inglaterra, a construção mais notória.
Na Idade dos Metais: período que se estende de 5000 a.C., até a criação
da escrita cuneiforme, pelos sumérios. Foi quando o ser humano começou a dominar, ainda que de maneira
rudimentar, a técnica da fundição. A princípio, utilizou como matéria
prima o cobre, depois o estanho e o bronze (uma liga
de cobre e estanho) e, por fim, o ferro, marcando um ápice da habilidade e
destreza marcando a formação e o desenvolvimento das primeiras comunidades. Daí
a subdivisão: Idade do Cobre; Idade do Bronze e Idade do Ferro.A Idade
dos Metais é a última fase da Pré-História que vai de 5000
a.C. até o desenvolvimento da escrita pelos povos sumérios, em cerca de 4000
a.C. Recebe esse nome posto que o metal foi a matéria prima mais utilizada para
produção de ferramentas e objetos.
Por fim, seriam
o pré-históricos os primeiros artistas murais???
Esta imagem,
representa uma pinturamural grafitada com estêncil, onde um trabalhador remove pinturas rupestres, foi feita
em (2008) em Leak Street, em Londres, Inglaterra, feita peloartista Banksy. Ao tempo que promove uma crítica social, associa o tipo de
prática de pintura tão atual, mas que remete às primeiras manifestações de
criação humana. Acesso: https://hav120142.wordpress.com/2014/11/20/graffiti-do-paleolitico-ao-sec-xxi-2/,
visualizado em 28/07/2020.
Sugestão de atividade, a criação de Mapas conceituais sobre o filme. Aqui tem alguns exemplos de trabalhos de meus alunos:
Segue um roteiro de estudos para uso do conteúdo em sala de aula:
QUESTÕES DE
PROVAS JÁ APLICAS QUE SE RELACIONAM AO CONTEÚDO
QUESTÃO 1 (ENEM-2017)
A pintura rupestre
acima, que é um patrimônio cultural brasileiro, expressa:
a)o conflito entre os povos indígenas e os europeus
durante o processo de colonização do Brasil.
b)a organização social e política de um povo indígena
e a hierarquia entre seus membros.
c)aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram
durante a chamada pré-história do Brasil.
d)os rituais que envolvem sacrifícios de grandes dinossauros
atualmente extintos.
e)a constante guerra entre diferentes grupos
paleoíndios da América durante o período colonial.
Resposta:
Letra C
c) aspectos
da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada pré-história do
Brasil.
As pinturas rupestres
retratavam, provavelmente, o dia a dia dos seres humanos daquela época, como as
caçadas e os animais que habitavam no entorno. A alternativa (c) resume bem
esta ideia e, portanto, é a correta.
QUESTÃO 2
(UFG-2010)
As pinturas
rupestres são evidências materiais do desenvolvimento intelectual dos seres
humanos. Embora tradicionalmente estudadas pela Arqueologia, elas ajudaram a
redefinir a concepção de que a História se inicia com a escrita, pois
a) funcionam como códices velados de uma comunidade
à espera de decifração.
b) expressam uma concepção de tempo marcada pela cronologia.
c) indicam o predomínio da técnica sobre as forças da natureza.
d) atestam as relações entre registros gráficos e mitos de origem.
e) registram a supremacia do indivíduo sobre os membros de seu grupo.
Resposta:
Alternativa
correta: a)
funcionam como
códices velados de uma comunidade à espera de decifração. Tradicionalmente,
considerava-se que a pré-história terminava com o surgimento da escrita. No
entanto, essa teoria foi superada, pois vários povos como os incas e astecas
jamais conheceram a escrita e nem por isso deixaram de construir civilizações
impressionantes. Desta forma, os desenhos encontrados nas cavernas ganharam
novos significados. Atualmente, a hipótese mais provável é que seriam uma forma
de registro das atividades da comunidade.
Referências
BOZZANO, Hugo B. Arte em
interação.
Volume único. São Paulo: Ibep, 2013.
FERRARI, Solange dos Santos Utari. Arte por toda parte: volume único. 2.
Ed. São Paulo: FTD, 2016.
GOMBRICH, E. H. A História da Arte. São Paulo:
Martins Fontes, 1998.
A estoria do mais famoso serial killer dos EUA está mais uma vez nas telas de cinema, (Sim, Ted Bundy, serviu de inspiração para uma série de filmes que retratam psicopatas assassinos!).
Numa crítica, Isabela Buscov aponta: "é, em suma, um personagem perfeito para os dias de hoje: um mestre em cegar com aparências, em vender versões no lugar de fatos e em negá-los peremptoriamente, mesmo diante de evidências inequívocas."
A psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva, autora do bestseller "Mentes Perigosas", afirma que há uma estatística onde a cada 25 pessoas, uma pode ser diagnosticada com algum tipo de psicopatia, a incapacidade de sentir empatia por outra pessoa. (veja o artigo: http://www.revistacorpoemente.com.br/noticias/a-cada-25-pessoas-no-brasil-uma-e-psicopata-diz-autora-de-best-sellers)
A arte imita a vida, neste caso?
Outra adaptação, feita em 2017 por Luiz Ortega, com produção de Pedro Almodóvar, conta a historia do maior serial killer da Argentina, Carlos Robledo Puch, preso há 45 anos, "El ángel", o sucesso de publico, somando a maior arrecadação de bilheteria do ano de 2018 no país de origem, denota além da habilidade técnica e esmero do diretor, a curiosidade das pessoas sobre a temática, os porquês sobre tais atos, os limites e desvios na mente humana.
A trilha sonora traz algumas musicas do Moondog, como "bird's laments", músicas de Palito Ortega (pai do diretor do filme), conferida no trailler e de outros artistas latinos da decada de 70, o que já vale uma conferida... E ir além... As performances de Chino Darín (filho do mais aclamado ator argentino, Ricardo Darín) e Lorenzo Ferro são um diferencial.
O tema assumiu um argumento na metalinguagem com a premiada série norte americana Dexter, produzida pelo canal Showtime, onde umassassino em série, matava assassinos que a polícia não conseguia capturar.
Dexter, o personagem título, trabalhava comoanalista forenseespecialista em padrões de dispersão de sangue (sim, uma especialidade curiosa) no departamento dapolíciade Miami.O programa estreou em 1 de outubro de 2006 e teve o seu último episódio em 22 de setembro de 2013, foram oito temporadas. Uma adaptação do livroDarkly Dreaming DexterdeJeff Lindsay.
Valendo-se do fato de ser um muito habilidoso especialista forense em análise sanguínea e de trabalhar no Departamento de Polícia de Miami, Dexter, de um modo bem meticuloso e sem pistas, matava criminosos que a polícia não conseguia levar à Justiça. Ele organizava seus assassinatos em torno do "Código de Harry", um apanhado de regras e procedimentos desenvolvidos por seu pai adotivo, Harry, para garantir que seu filho nunca fosse preso e assegurasse que ele matasse apenas outros assassinos. Harry também treinou Dexter quanto à interagir convincentemente com outras pessoas apesar de ser um sociopata. Seus relacionamentos desenvolvidos durante a série, no entanto, acabavam por mal suceder em seu estilo de vida duplo e a levantar dúvidas quanto a sua necessidade de matar. Temos aí uma trama psicológica, onde o expectador pode ter até um certa simpatia pelo personagem e torcer por sua "justiça" embasada na Lei de Talião. As tramas são leves, com uma trilha variada de ritmos entre as caribenhas e românticas. Há ainda muitos trechos cômicos e sarcásticos desde as cenas de desova dos cadáveres, feitas pelo personagem em seu barco chamado "Slices of life" às narrações nos desenvolvimentos das tramas e descrições dos personagens.
O vídeo de abertura é recheado de simbologias que apresentam elementos simples de forma dúbia e metafórica:
O nú está nas criações artísticas desde a pré história. Veja a série:
1 - Vênus de willendorf. Já foi censurada no face😱;
2 - Pazuzu, primeira representação do demônio e feito lá na Mesopotâmia - na formação das primeiras. A escultura foi o ponto chave na trama do filme "O exorcista" em 1973!;
3 - Zeus, "Zeus de Artemiso", um bronze da Grécia clássica, cerca de 300 anos a.C
Aí.... veio a Idade Média, quando a nudez e a livre expressão artística foi duramente reprimida. Apenas um hiato na historia, pois veio o Renascimento e grande efervescência no pensamento humanístico.
4 - Escultura sem título da exposição BIO-I, voltamos ao seculo XXI!!!!, onde a Pinacoteca Aldo Locatelli, localizada no Paço Municipal, sede da prefeitura de Porto Alegre recolheu a obra da mostra por considerar inapropriada por sua forma que alude às genitálias masculina e feminina.
Porque a nudez incomoda tanto o decoro dos equipamentos públicos? Um curador ou espaço expositivo nunca deve impor limitações à expressão de um artista.
Cientista social e babalorixá, Pai Rodney de Oxóssi explica a relação entre as religiões de matriz africana e as diversas expressões de arte. Ele cita a relevância de artistas como Carybé (1911-1997), pintor, gravador, desenhista e muralista. Traz uma boa reflexão sobre uma neutralidade na produção cientifica com a temática de matriz africana! https://youtu.be/iaB94Zg_sfs