*Imagem: Bumba Meu Boi, acrílica sobre tela, 2021. Visualização, acesso em 22 de fevereiro de 2023. Pintura de Dila, artista naif ), artista naif maranhense, que costuma retratar a Cultura Popular. Possui painel azulejar no aeroporto e painéis de arte pública em São Luís.
O conceito de Cultura é bastante amplo e abrangente, podemos pontuar os de alguns pensadores da cultura, de forma a convergirmos nosso entendimento para o conhecimento da cultura dentro de uma localidade.
A antropóloga Ruth
Benedict afirmou que a Cultura é como uma lente através da qual o homem vê o
mundo. O modo de ver o mundo, as
apreciações de ordem moral e valorativa, os diferentes comportamentos sociais e
mesmo as posturas corporais são produto de uma herança cultural.
O
sociólogo Anthony Giddens também afirma que a cultura é o
conjunto de crenças, costumes e valores que se manifestam nas inter-relações
entre os indivíduos e o conjunto de uma dada sociedade (1997, p. 46-47).
Já
o antropólogo argentino Néstor García Canclini pontua a cultura
como "um processo de social de produção", produto coletivo da
vida humana que não pode ser entendido sem referência à realidade social de que
faz parte. Sobre as populações de origem indígena, africana e mestiça majoritárias.
Em sua obra “Culturas Híbridas: Estratégias para entrar e sair da modernidade”,
Canclini caracteriza hibridismo cultural como sendo um processo em que
duas culturas antes distintas se mesclam abrangendo aspectos culturais,
econômicos e políticos. É um processo que ocorre com a mistura de
diferentes culturas, que não se definem mais com rótulos de culto, popular e
massivo convivendo em um mesmo cenário social.
Enquanto a
cultura popular é uma manifestação espontânea de um grupo, a cultura erudita é criada
a partir de um estudo e conhecimentos específicos. Durante muito tempo, essa
diferença fez com que esses dois tipos de cultura fossem vistos como muito
diferentes uma da outra e como manifestações culturais separadas.
A CULTURA
POPULAR
Foi no século 19 que o termo “cultura popular”
foi concebido. Tradicionalmente, o termo estava associado à uma educação
precária e às classes populares, o que é o oposto da “alta cultura” e da
educação superior das classes formadas pela elite.
A
cultura popular surge das tradições e costumes e é transmitida de geração
para geração, principalmente, de forma oral. A cultura popular representa
um conjunto de saberes determinados pela interação dos indivíduos. Um conjunto
de expressões culturais que se desenvolvem em uma determinada comunidade,
geralmente de forma popular e informal. Essas expressões incluem folclore,
música, dança, artesanato, culinária, festividades religiosas e seculares,
lendas, mitos, provérbios e costumes locais.
A Cultura Popular
é caracterizada pela sua autenticidade e diversidade, representando a
identidade cultural de um povo ou região. Ela é moldada pelas tradições,
valores, crenças e experiências coletivas de uma comunidade. A Cultura Popular
é uma importante fonte de preservação da história e das raízes culturais de uma
sociedade. Ela pode ser celebrada e valorizada através de eventos culturais e
de programas de incentivo à sua preservação e divulgação. Caracteriza-se pela participação ativa do povo na
produção e expressão artística, abncorada em tradições, ela é construída no
seio de uma comunidade que é simultaneamente sua autora e seu público.
A RESPEITO
DA DIMENSÃO DA CULTURA....
Entendemos que a
nossa identidade, tanto pessoal quanto social, somente pode ser constituída nas
e pelas relações com outras pessoas e a interação com as diferentes culturas,
por isso é importante oportunizarmos
meios de conhecer elementos que permeiam a vivencia cultural de nosso povo,
reconhecê-los e valoriza-los.
Assim, é
necessário compreender que todas as diferentes linguagens, nesta perspectiva,
“são frutos de expressões culturais de um povo, de suas crenças, mitos, lendas,
cantos, danças, construídas ao longo de sua história, muitas vezes, até como
forma de resistência e luta frente à globalização e ao consumo de outras
culturas.
[...] a cultura brasileira é plural, o que significa que não podemos
pensar que apenas um grupo social, uma região, um modo de falar, um tipo de
música é mais importante que outros tantos que coexistem num país tão grande e
tão rico em suas várias culturas como é o Brasil (MURRIE, 2006, p. 32).
Nesse
aspecto, o Brasil, representado por suas regiões, possui uma riqueza
inigualável, no que se refere à pluralidade cultural, e por isso mesmo
precisamos fortalecer nas escolas a busca por uma identidade local, regional e
nacional. Particularmente, no Maranhão, nossa maior riqueza vem das
manifestações culturais as quais nos identifica e nos diferencia no cenário
nacional e mundial.
É preciso despertar a consciência de que devemos
“valorizar todas as formas de manifestação cultural de um povo como forma de
manter viva sua ideologia, história, sua identidade, dentro dos preceitos da
liberdade de expressão, característica da democracia” (BOURDIEU, 1989, p.42).
No
Brasil, podemos pegar como exemplos de cultura popular a literatura
de cordel; a música sertaneja de raiz; o samba; o maracatu; as
festas populares, como o frevo, o Círio de Nazaré, o Festival de Parintins
e a Folia de Reis; as cantigas; a mitologia indígena; e tantas outras
expressões artísticas e culturais.
CULTURA POPULAR MARANHENSE
De acordo com o
Plano Municipal de Cultura de São Luís “a identificação da cultura de
uma cidade é feita por meio dos principais símbolos que traduzem os modos de ser
e estar das pessoas que ali vivem. São Luís é reconhecida nacionalmente, por
exemplo, pelo seu vasto patrimônio histórico e arquitetônico, pela diversidade
de lendas que compõem o imaginário coletivo, por sua tradição literária, pelas
manifestações religiosas e da cultura popular (especialmente o Bumba-Meu-Boi e
o Tambor de Crioula)”, Além de suas particularidades carnavalescas,
como o Bloco Tradicional com sua batida unica e indumentarias luxuosas, há
também a figura do nosso fofão, personagem simbolo que permeia
nossa tradição momesca.
No período junino temos uma profusão imensa de
festas, ritos e apresentações artísticas e culturais, como a Dança do Coco,
Dança do Cacuriá, Dança Portuguesa, Quadrilhas e a riqueza dos variados
sotaques e oriinalidade das toadas de Bumba-Meu-Boi.
Para atividade em sala de aula, sugerimos:
1. o jogo no aplicativo online Kahoot:
Arte e Cultura Popular: https://create.kahoot.it/share/arte-e-cultura-popular/ad7c08b4-f1ea-41bd-a3a3-2cfc8b79eff4
Kahoot: Arte e Cultura Popular
REFERÊNCIAS
BOURDIEU, P. A identidade e a representação: elementos para uma reflexão crítica sobre a ideia de região. In: O poder simbólico. Lisboa: Difel, 1989.
BRASIL. MEC Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Secretaria de Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF, 1998.
______. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília:
1996.
GRAMSCI,
A. Os intelectuais e a organização da
cultura. 8. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.v
Orientações curriculares para o ensino médio.
Linguagens, códigos e suas tecnologias /
Secretaria de Educação Básica. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria
de Educação Básica, 2006. 239 p. (volume 1).
MOISÉS, Massaud. Dicionário de Termos
Literários. São Paulo: Cultrix,2004.
MURRIE, Zuleika de Felice (coord.). Linguagens, códigos e suas tecnologias -
livro do estudante: Ensino Médio — 2. ed. — Brasília: MEC: INEP, 2006.
Parâmetros Curriculares Nacionais para o
Ensino Médio - PCNEM. Ministério
da Educação, 2000
TAVARES, Hênio. Teoria Literária. 11ºed. Rev. e Atual. Belo Horizonte/Rio de Janeiro: Villa Rica, 1996.
Imagem: Pintura da artista Dila no muro da TV São Luís. Fonte: Francisca Costa, em outubro de 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário