sábado, 23 de janeiro de 2021

Barroco, uma pérola no mundo da arte

A imagem é Narciso, pintura do artista italiano Caravaggio, pintada por volta de 1597 e 1599. Encontra-se atualmente na Galleria Nazionale d'Arte Antica em Roma.

 Contexto Histórico

O termo barroco é de origem espanhola “Barrueco”, aplicado para designar pérolas de forma irregular, termo que apelidou o estilo com conotação pejorativa, grotesca. posteriormente, foi adotado internacionalmente para caracterizar um estilo consagradamente poderoso, ornamentado e pomposo, nas quatro linguagens artísticas: As Visuais, o Teatro, a Dança e a Música.

O Estilo Barroco trata-se de um movimento complexo que retrata a instabilidade do mundo pós-renascentista. Temos o homem ajustando-se às conquistas expansionistas ultramarinas, aos avanços científicos e tecnológicos, exposto aos reflexos da Reforma Protestante e da Contrarreforma.

Por isso, os artistas refletiam sobre essa expansão com intensidade, contradição, exuberância e diversidades culturais, buscando expressar toda a infinitude do universo, a transitoriedade do tempo e as contradições de visões de mundo, em perspectivas ainda imaginativas e fascinantes.

A organização política em Estados Nacionais, passou a ter no rei a figura central. Na França, o Rei Luís XIV, que se rodeou de arte na vida pessoal e nas cerimônias oficiais, sendo ele exímio musico e bailarino, valorizava a profissão do músico, contratando-o para seus concertos particulares. Foi considerado patrono das artes no período, pois criou a Academia Real de Pintura e Escultura, além de financiar, nomes como Moliere, Charles Le Brun e Jean-Baptiste Lully. Luís XIV era filho de Luís XIII – que a capital do Maranhão o homenageou com seu nome. 

Mas a Itália se consagrou como o centro musical mais importante do período, pois teve a ópera, grande contribuição do Período, como seu berço cultural.

O Barroco nas Artes Visuais:

As linguagens artísticas do período se fundem na arquitetura pela busca de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas, havendo entrelaçamento entre a arquitetura e escultura. E, a pintura, ampliando visualmente estes efeitos em paredes e tetos de prédios e igrejas.


Principais características do estilo Barroco:

·         Dualismo entre o bem e mal;

·         Rebuscamento nas formas e adornos;

·         Uso de metáforas e temas religiosos, mitológicos, alegóricos e paisagens;

·         Predomínio das emoções e não do racionalismo da arte Renascentista;

·         Época que reflete conflitos espirituais e religiosos em sua arte;

·         Fortes contrastes de luz e sombra, de claro-escuro - um recurso para intensificar a sensação de profundidade;

·         Pintura com efeitos ilusionistas, dando-nos às vezes a impressão de ver o céu ou estar no local retratado, tal a aparência de profundidade conseguida;

·         Composição assimétrica, em diagonal - que se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte renascentista;

·         Escolha de cenas no seu momento de maior intensidade dramática.

Artista e obras barrocas:

·         Os artistas que mais se destacam no movimento foram Caravaggio, Rubens, Rembrandt, Velásquez e Veermeer.


Na imagem, a cena é representada de forma teatral, onde os personagens parecem estar em movimento e a religiosidade é expressa de forma dramática, de forma a atingir emocionalmente a quem a observa. Caravaggio, "Descida da Cruz", óleo s/ tela, 1608.

A arquitetura tem sua suntuosidade explicita na obra de Francesco Borromini, visualizada na imagem, abaixo, da Cúpula da Igreja de Santa Agnes in Agonia (Santa Inês em Agonia) Roma.

E, ainda na obra de Andrea Pozzo, artista religioso, multi talentoso em variadas linguagens artísticas. A imagem mostra detalhe do teto da Igreja de Santo Inácio, em Roma, do afresco Alegoria da América, onde fica difícil definir onde inicia a pintura nos detalhes arquitetônicos e escultóricos da ornamentação do prédio. O teto é todo decorado seguindo técnicas ilusionistas. O propósito é trazer aos fieis um pedaço do Paraíso, no qual Santo Inácio de Loyola, o fundador da ordem dos Jesuítas, é glorificado por refletir a Luz de Cristo nos quatro cantos do planeta:

Quanto à escultura, Bernine é um dos maiores artistas que o mundo já testemunhou, distinguiu-se como escultor e arquiteto, ainda que tivesse sido pintor, desenhista e cenógrafo. Sua arte é inspirada nas obras clássicas greco-romanas, tendo copiado algumas em sua trajetória.

A escultura mais célebre do artista é o “Êxtase de Santa Teresa”, ao lado na imagem, 1625. representando a experiência mística de Santa Teresa de Ávila trespassada por uma seta de amor divino por um anjo, está localizada na Igreja de Santa Maria della Vittoria, em Roma.

 

Barroco no Brasil

As manifestações da arte barroca chegaram ao Brasil com os colonizadores portugueses, e por religiosos de demais países europeus. Mas o estilo artístico começou a ser desenvolvido, junto à arte sacra, cem anos depois, com as ordens religiosas que tinham como missão a “catequização” dos índios e conter a propagação de crenças religiosas oriundas das diferentes culturas entre os povos miscigenados.

A maior representação artística está na obra de Aleijadinho, João Francisco Lisboa (1738-1814) – que teve sua arte desenvolvida enquanto a Europa vivenciava o estilo Neoclássico, posterior ao Barroco e ao Rococó. Por isso o Barroco Brasileiro é chamado de “Barroco Tardio”. A fotografia abaixo, mostra Anjo com o cálice da Paixão”, na Via Sacra de Congonhas, São Paulo.


A Música Barroca:

O Barroco pode se enquadrar como um movimento sócio cultural, apensar de ainda estabelecer-se o conflito entre a ótica moderna e as imposições religiosas, lembrando que a Europa foi praticamente dividida entre católicos e protestantes.

Por isso, o Barroco se enquadra em um período cheio de contrates, onde os compositores mesclavam sons fortes e fracos – como a luz e sombra na pintura.

Acima, a pintura barroca “Santa Cecília”, 1620, de Artemisia Gentileschi, ilustra a música em meio aos apelos expressivos típicos do período. Ela mostra a santa tocando alaúde, ao lado de um órgão. Atualmente, está na Galleria Spada em Roma. 

Como na arquitetura, repleta de ornamentações, assim também era a música barroca, cheia de enfeites feitos por muitas notas.

Os ritmos marcantes lembravam as músicas de cortes renascentistas, com melodias diferentes para serem tocadas ao mesmo tempo. Os compositores adotam também a homofonia melódica que une melodia e acompanhamento.

O período de expressão musical barroca, durou cerca de 150 anos e foi muito importante para o desenvolvimento da música, pois foi nesta época a criação da orquestra e da ópera.

 

A ópera:

Palavra que significa “obra”, é um gênero artístico que alia as quatro linguagens da arte em uma mesma apresentação:

*O teatro, pois consiste em um drama encenado acompanhado de música, ou seja, composição dramática em que se combinam música instrumental e canto, com presença ou não de diálogo falado. Os cantores são acompanhados por um grupo musical, que em algumas óperas pode ser uma orquestra sinfônica completa. O drama é apresentado utilizando os elementos típicos do teatro, tais como cenografia e vestuários (usando recursos das Arte Visuais), e na atuação, também há movimentos coreográficos dos personagens (com recursos da Dança).

A cada espetáculo há sua descrição, detalhamento, programação, além da letra da ópera (conhecida como libreto) o texto, letra, é normalmente cantada em lugar de ser falada.

ENREDO:

Uma ópera segue, basicamente, um roteiro padrão. Primeira parte, a Abertura, onde é tocada uma música pela orquestra. Seguida por Recitativo, onde os atores ficam dialogando. Os personagens secundários participam do coro, enquanto os principais interpretam as árias (composições para voz solista).

A primeira obra considerada uma ópera, data aproximadamente do ano 1594 em Florença no final do Renascimento. Chamada Dafne (está atualmente desaparecida) escrita por Jacopo Peri e Ottavio Rinuccini, feita para uma Camerata (grupo pequeno de músicos). Dafne foi uma tentativa de reviver uma tragédia grega clássica, como parte de uma ampla reaparição da antiguidade que caracterizou o Renascimento. Um trabalho posterior de Peri e Rinuccini, Eurídice - escrita para as bodas de Henrique IV de França e Maria de Médici, em 1600 - é a primeira ópera que sobreviveu até a atualidade.

A ópera é formada por:

Recitativos – a fala com pouca música, que desenvolve o enredo da história contada na apresentação;

Árias – canto acompanhado pela orquestra, que dá ênfase a algum acontecimento da estória cantada;

Coro – conjunto de cantores que reforçam os sons e as falas, enfatizando os acontecimentos mais importantes na representação.

Os cantores e seus personagens são classificados de acordo com seus timbres vocais:

* Cantores: baixo, baixo-barítono (ou baixo-cantor), barítono, tenor e contratenor.

* Cantoras: contralto, mezzo-soprano e soprano.

Voz como identificação biométrica: O canto é a forma mais pessoal e íntima de se fazer música. Cada pessoa tem uma marca vocal própria, distinta de todas as demais pessoal, assim como as impressões digitais. Uma pessoa pode ser identificada por uma simples emissão de sua voz.


A orquestra:

A palavra “orquestra” designa não só um grupo de músicos que interpretam obras musicais com diversos instrumentos, como também uma parte física do teatro grego, que se caracterizava por um coro formado por bailarinos e músicos, que faziam evoluções sobre um estrado chamado orquestra (ορχήστρα, do grego).

A história da orquestra está ligada à da música instrumental, seguindo tendencias culturais de época e o desenvolvimento das cidades. A imagem abaixo mostra a Orquestra de Violões da UEMA-EMEM, sob regência do maestro Roberto Fróes.



As orquestras começaram a se formar no século XVII, com os instrumentos de corda, pois foram os primeiros tecnicamente aperfeiçoados (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), estes ainda formam as bases instrumentais das orquestras.

No Período Barroco, as orquestras eram complementadas com poucos instrumentos de sopro e com o cravo.

Às orquestras completas, dá-se o nome de orquestras sinfônicas ou orquestras filarmônicas.

Uma orquestra pode ter grande variação de quantidade de músicos e tipos de instrumentos. O número pode ser ajustado em função da obra reproduzida, incluindo outros instrumentos e podendo passar de 100 músicos em uma apresentação.

Uma orquestra sinfónica dispõe cinco classes de instrumentos:

·      as cordas (violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, harpas);

·      as madeiras (flautas, flautins, oboés, corne-inglês, clarinetes, clarinete baixo, fagotes, contrafagotes);

·      os metais (trompetes, trombones, trompas, tubas);

·      os instrumentosdepercussão (tímpanos, triângulo, caixas, bombo, pratos, carrilhão sinfónico, etc.);

·      os instrumentos de teclas (piano, cravo, órgão).

No Brasil, há a Orquestra Sinfônica Brasileira – OSB, com 80 anos comemorados em 2020 e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp, que tem mais de 60 anos de atividades e tem seus concertos exibidos também no site da instituição: http://www.osesp.art.br/home.aspx.

Houve uma apresentação da Osesp, em concerto ao ar livre em São Luís, que levou uma multidão à Praça Maria Aragão, demonstrando o potencial de receptividade que a música erudita. Com a regência do maestro John Neschling em novembro de 2008. Confira a matéria da apresentação:


Instrumentos Musicais Barrocos:

O período teve um personagem musical icônico, o luthier italiano Stradivarius (1644-1737), que criou os mais perfeitos e valiosos violinos. Luthier é o nome dado ao construtor do instrumento de corda, sua oficina é uma luteria (nomenclatura padrão no mundo inteiro).

O cravo e o órgão fora outros dois instrumentos muito utilizados na música barroca. A valorização dos instrumentos fez surgir grandes interpretes, que dominavam amplamente as técnicas e seus manuseios, nome dado de virtuoses a esse tipo de músicos que adotam um instrumento para desenvolverem suas músicas e se destacaram por isso: Vivaldi (violino), Bach (órgão), Haendel (cravo).

 

Artistas Barrocos:

No Período, os artistas já assinavam suas criações e, assim, muitos compositores entraram para a história da música.

Claudio Monteverdi (1567-1643). Compositor italiano, membro da sociedade "Os Filarmônicos de Bologna", onde realizou progressos na arte musical e contribuiu com o crescimento do drama lírico com suas óperas Orfeo (1607), L'Arianna (1608), Il ritorno d'Ulisse in patria (1640) e L'incoronazione di Poppea (1643).

; Antonio Vivaldi (1678-1741), foi um dos maiores violinistas de todos os tempos, com músicas muito conhecidas, quem nunca viu seu nome, já ouviu algum trecho de suas músicas em um comercial, trecho de filmes ou toques de celulares. Autor de diversas óperas, concertos, e da mundialmente famosa “As quatro estações”. A música erudita mais gravada da história. Onde representa musicalmente a primavera, o verão, o outono e o inverno.  Os instrumentos musicais tentam reproduzir os sons de passarinhos, farfalhar de folhagens, trovões, ventanias, raios...  abaixo visualizaremos os vídeos que acompanham visualmente os trechos da música: “A Primavera”; , feito pela Disney, que fez um vídeo para cada uma das estações, tendo as músicas título de Vivaldi como fundos musicais.


Chamamos "Música Erudita", uma classificação que vai da Música Instrumental, a Óperas, Cantatas, Missas e Oratórios. "Música Clássica", é a que foi feita durante o Classicismo ou Período Neoclássico, a partir de 1750, século XVIII.

 Haendel (1685-1759) – músico alemão Entre essas obras destaca-se “O Messias” (1742), que inclui o popularíssimo coro “Aleluia”, a obra mais conhecida de Händel. Alguns de seus coros podem ser conferidos: https://youtu.be/SqtjQh2YCnM, ouvidos em 23/01/2021.

, Sebastian Bach (1685-1750) - Johann Sebastian Bach não foi considerado somente um compositor barroco, é considerado um dos maiores de toda história da música, seu trabalho ascendeu a glória da música barroca e sua morte foi o marco do fim deste período. A imagem mostra partitura e pintura com retrato de Bach. Veja algumas curiosidades sobre o compositor aqui: Johann Sebastian Bach e a fascinante relação entre música e matemática. Veja também, abaixo a apresentação obra "Toccata em Fuga", do compositor.  Tocada em D Minor BWV 565 tocada pelo organista Hans-André Stamm em Waltershausen, Alemanha.


lembraram da música?
foi tema de cenas do filme da Famila Adams e do Fantasma da Ópera!

Foi cravista, Kapellmeister, regente, organista, professor, violinista e violista oriundo da Alemanha. Nascido numa família de longa tradição musical, cedo mostrou possuir talento e logo tornou-se um músico completo

Bethooven chamou Bach de “o pai da harmonia”, reconhecendo a influência polifônica do maestro.

Ouçam algumas de suas músicas na página: https://www.ouvirmusica.com.br/johann-sebastian-bach/, acesso em 23/01/2021.

Visualizem a biografia desenhada de Bach no canal:


https://www.youtube.com/watch?v=dDnbocNDPQM
.

A música tem sua escrita, a partitura. Uma partitura é uma representação escrita de música padronizada mundialmente. Tal como qualquer outro sistema de escrita, dispõe de símbolos próprios (notas musicais) que se associam a sons. A escrita da partitura nasceu em ambiente eclesiástico, da Igreja Católica, na reforma de Guido d’Arezzo (992 – 1050). E vem sendo usada até os nossos dias.

 Principais características do estilo Barroco:

·         Criação da ópera;

·         Realização de concertos públicos e pagos;

·         Criação de composições apenas para instrumentos;

·         Harmonia no uso dos sons de diferentes instrumentos – timbre é a percepção dessa diferença;

·         Criação da orquestra;

·         Aperfeiçoamento de instrumentos musicais.


Caiu questão que envolve o conteúdo no Enem, confira:

O que há entre a música de Bach e Mc Fioti???

 

e ainda na questão:

O Barroco Brasileiro





*Ajude a melhorar o texto. Sugira, palpite 😉


Veja aqui atividades realizadas pelos meus alunos do IEMA UP São Luís. Vídeos sobre linguagens artisticas no período cultural barroco (dança,  musica, teatro e artes visuais):

Dança barroca

Dança barroca 2








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