A imagem é Narciso, pintura do artista italiano Caravaggio, pintada por volta de 1597 e 1599. Encontra-se atualmente na Galleria Nazionale d'Arte Antica em Roma.
Contexto
Histórico
O termo barroco é de origem espanhola “Barrueco”, aplicado para designar
pérolas de forma irregular, termo que apelidou o estilo com conotação
pejorativa, grotesca. posteriormente, foi adotado internacionalmente para
caracterizar um estilo consagradamente poderoso, ornamentado e pomposo, nas
quatro linguagens artísticas: As Visuais, o Teatro, a Dança e a Música.
O Estilo Barroco trata-se de um movimento complexo que retrata a
instabilidade do mundo pós-renascentista. Temos o homem ajustando-se às
conquistas expansionistas ultramarinas, aos avanços científicos e tecnológicos,
exposto aos reflexos da Reforma Protestante e da Contrarreforma.
Por isso, os artistas refletiam sobre essa expansão com intensidade,
contradição, exuberância e diversidades culturais, buscando expressar toda a
infinitude do universo, a transitoriedade do tempo e as contradições de visões
de mundo, em perspectivas ainda imaginativas e fascinantes.
A organização política em Estados Nacionais, passou a ter no rei a
figura central. Na França, o Rei Luís XIV, que se rodeou de arte na vida
pessoal e nas cerimônias oficiais, sendo ele exímio musico e bailarino, valorizava
a profissão do músico, contratando-o para seus concertos particulares. Foi considerado
patrono das artes no período, pois criou a Academia Real de Pintura e
Escultura, além de financiar, nomes como Moliere, Charles Le Brun e Jean-Baptiste
Lully. Luís XIV era filho de Luís XIII – que a capital do Maranhão o homenageou
com seu nome.
Mas a Itália se consagrou como o centro musical mais importante do período, pois teve a ópera, grande contribuição do Período, como seu berço cultural.
O Barroco nas Artes Visuais:
As linguagens artísticas do período se fundem na arquitetura pela busca
de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas
retorcidas, havendo entrelaçamento entre a arquitetura e escultura. E, a
pintura, ampliando visualmente estes efeitos em paredes e tetos de prédios e
igrejas.
Principais características do estilo Barroco:
·
Rebuscamento
nas formas e adornos;
·
Uso de
metáforas e temas religiosos, mitológicos, alegóricos e paisagens;
·
Predomínio das
emoções e não do racionalismo da arte Renascentista;
·
Época que reflete
conflitos espirituais e religiosos em sua arte;
·
Fortes contrastes
de luz e sombra, de claro-escuro - um recurso para intensificar a sensação de
profundidade;
·
Pintura com
efeitos ilusionistas, dando-nos às vezes a impressão de ver o céu ou estar no
local retratado, tal a aparência de profundidade conseguida;
·
·
Escolha de cenas
no seu momento de maior intensidade dramática.
Artista
e obras barrocas:
·
Os artistas que mais se destacam no movimento
foram Caravaggio, Rubens, Rembrandt, Velásquez e Veermeer.
A arquitetura tem sua suntuosidade explicita na obra de
Francesco Borromini, visualizada na imagem, abaixo, da Cúpula da Igreja de Santa Agnes in Agonia (Santa Inês em
Agonia) Roma.
E, ainda na obra de Andrea Pozzo, artista religioso, multi talentoso em variadas linguagens artísticas. A imagem mostra detalhe do teto da Igreja de Santo Inácio, em Roma, do afresco “Alegoria da América”, onde fica difícil definir onde inicia a pintura nos detalhes arquitetônicos e escultóricos da ornamentação do prédio. O teto é todo decorado seguindo técnicas ilusionistas. O propósito é trazer aos fieis um pedaço do Paraíso, no qual Santo Inácio de Loyola, o fundador da ordem dos Jesuítas, é glorificado por refletir a Luz de Cristo nos quatro cantos do planeta:
Quanto à escultura, Bernine é um dos maiores artistas que o mundo já testemunhou, distinguiu-se como escultor e arquiteto, ainda que tivesse sido pintor, desenhista e cenógrafo. Sua arte é inspirada nas obras clássicas greco-romanas, tendo copiado algumas em sua trajetória.
A escultura mais célebre do artista é o “Êxtase de Santa Teresa”, ao lado na imagem, 1625. representando a experiência mística de Santa Teresa de Ávila trespassada por uma seta de amor divino por um anjo, está localizada na Igreja de Santa Maria della Vittoria, em Roma.
Barroco
no Brasil
As manifestações da arte barroca chegaram ao Brasil com
os colonizadores portugueses, e por religiosos de demais países europeus. Mas o
estilo artístico começou a ser desenvolvido, junto à arte sacra, cem anos
depois, com as ordens religiosas que tinham como missão a “catequização” dos
índios e conter a propagação de crenças religiosas oriundas das diferentes
culturas entre os povos miscigenados.
A maior representação artística está na obra de Aleijadinho, João Francisco Lisboa (1738-1814) – que teve sua arte desenvolvida enquanto a Europa vivenciava o estilo Neoclássico, posterior ao Barroco e ao Rococó. Por isso o Barroco Brasileiro é chamado de “Barroco Tardio”. A fotografia abaixo, mostra “Anjo com o cálice da Paixão”, na Via Sacra de Congonhas, São Paulo.
A Música Barroca:
Por isso, o Barroco se enquadra em um período cheio de contrates, onde
os compositores mesclavam sons fortes e fracos – como a luz e sombra na
pintura.
Acima, a pintura barroca “Santa Cecília”, 1620,
de Artemisia Gentileschi, ilustra a música em meio aos apelos expressivos típicos
do período. Ela mostra a santa tocando alaúde, ao lado de um órgão. Atualmente,
está na Galleria Spada em Roma.
Como na arquitetura, repleta de ornamentações, assim também era a música
barroca, cheia de enfeites feitos por muitas notas.
Os ritmos marcantes lembravam as músicas de cortes renascentistas, com
melodias diferentes para serem tocadas ao mesmo tempo. Os compositores adotam
também a homofonia melódica que une melodia e acompanhamento.
O período de expressão musical barroca, durou cerca de 150 anos e foi
muito importante para o desenvolvimento da música, pois foi nesta época a criação
da orquestra e da ópera.
A ópera:
Palavra que significa “obra”, é um gênero artístico que alia as
quatro linguagens da arte em uma mesma apresentação:
*O teatro, pois consiste em um drama encenado
acompanhado de música, ou seja, composição dramática em que se
combinam música instrumental e canto, com presença ou não de diálogo falado. Os
cantores são acompanhados por um grupo musical, que em algumas óperas pode ser
uma orquestra sinfônica completa. O drama é apresentado utilizando os
elementos típicos do teatro, tais como cenografia e vestuários (usando
recursos das Arte Visuais), e na atuação, também há movimentos
coreográficos dos personagens (com recursos da Dança).
A cada espetáculo há sua descrição, detalhamento, programação, além da
letra da ópera (conhecida como libreto) o texto, letra, é normalmente
cantada em lugar de ser falada.
ENREDO:
Uma
ópera segue, basicamente, um roteiro padrão. Primeira parte, a Abertura,
onde é tocada uma música pela orquestra. Seguida por Recitativo, onde os
atores ficam dialogando. Os personagens secundários participam do coro,
enquanto os principais interpretam as árias (composições para voz solista).
A primeira obra considerada uma ópera, data aproximadamente do ano 1594 em Florença no
final do Renascimento. Chamada Dafne (está atualmente
desaparecida) escrita por Jacopo Peri e Ottavio Rinuccini, feita
para uma Camerata (grupo pequeno de músicos). Dafne foi
uma tentativa de reviver uma tragédia grega clássica, como parte de uma ampla
reaparição da antiguidade que caracterizou o Renascimento. Um trabalho
posterior de Peri e Rinuccini, Eurídice - escrita para
as bodas de Henrique IV de França e Maria de Médici, em 1600 -
é a primeira ópera que sobreviveu até a atualidade.
A ópera é formada por:
Recitativos – a fala com pouca música, que desenvolve o enredo da
história contada na apresentação;
Árias – canto acompanhado pela orquestra, que dá ênfase a algum
acontecimento da estória cantada;
Coro – conjunto de cantores que reforçam os sons e as falas, enfatizando
os acontecimentos mais importantes na representação.
Os cantores e seus personagens são classificados de acordo com
seus timbres vocais:
* Cantores: baixo, baixo-barítono (ou
baixo-cantor), barítono, tenor e contratenor.
* Cantoras: contralto, mezzo-soprano e soprano.
Voz
como identificação biométrica: O canto é a forma mais pessoal e íntima de se fazer música. Cada pessoa
tem uma marca vocal própria, distinta de todas as demais pessoal, assim como as
impressões digitais. Uma pessoa pode ser identificada por uma simples emissão de
sua voz.
A orquestra:
A história da orquestra está ligada à da música instrumental, seguindo tendencias culturais de época e o desenvolvimento das cidades. A imagem abaixo mostra a Orquestra de Violões da UEMA-EMEM, sob regência do maestro Roberto Fróes.
As orquestras começaram a se formar no século XVII, com os instrumentos
de corda, pois foram os primeiros tecnicamente aperfeiçoados (violino, viola,
violoncelo e contrabaixo), estes ainda formam as bases instrumentais das
orquestras.
No Período Barroco, as orquestras eram complementadas com poucos
instrumentos de sopro e com o cravo.
Às orquestras completas, dá-se o nome de orquestras sinfônicas ou orquestras
filarmônicas.
Uma orquestra pode
ter grande variação de quantidade de músicos e tipos de instrumentos. O número pode
ser ajustado em função da obra reproduzida, incluindo outros instrumentos e
podendo passar de 100 músicos em uma apresentação.
Uma
orquestra sinfónica dispõe cinco classes de instrumentos:
·
as cordas (violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, harpas);
·
as madeiras (flautas, flautins, oboés, corne-inglês, clarinetes, clarinete
baixo, fagotes, contrafagotes);
·
os metais (trompetes, trombones, trompas, tubas);
·
os instrumentosdepercussão (tímpanos, triângulo, caixas, bombo, pratos, carrilhão
sinfónico, etc.);
·
os instrumentos
de teclas (piano, cravo, órgão).
Houve uma apresentação da Osesp, em concerto ao ar livre em São Luís, que levou uma multidão à Praça Maria Aragão, demonstrando o potencial de receptividade que a música erudita. Com a regência do maestro John Neschling em novembro de 2008. Confira a matéria da apresentação:
Instrumentos Musicais Barrocos:
O período teve um personagem musical icônico, o luthier italiano
Stradivarius (1644-1737), que criou os mais perfeitos e valiosos violinos. Luthier
é o nome dado ao construtor do instrumento de corda, sua oficina é uma luteria (nomenclatura
padrão no mundo inteiro).
O cravo e o órgão fora outros dois instrumentos muito utilizados na
música barroca. A valorização dos instrumentos fez surgir grandes interpretes, que
dominavam amplamente as técnicas e seus manuseios, nome dado de virtuoses
a esse tipo de músicos que adotam um instrumento para desenvolverem suas músicas
e se destacaram por isso: Vivaldi (violino), Bach (órgão), Haendel (cravo).
Artistas Barrocos:
No Período, os artistas já assinavam suas criações e, assim, muitos
compositores entraram para a história da música.
Claudio Monteverdi (1567-1643). Compositor italiano, membro da sociedade
"Os Filarmônicos de Bologna", onde realizou progressos na arte
musical e contribuiu com o crescimento do drama lírico com suas óperas Orfeo (1607), L'Arianna (1608), Il
ritorno d'Ulisse in patria (1640) e L'incoronazione di Poppea (1643).
Foi cravista, Kapellmeister, regente, organista, professor, violinista e
violista oriundo da Alemanha. Nascido numa família de longa tradição musical,
cedo mostrou possuir talento e logo tornou-se um músico completo
Bethooven chamou Bach de “o pai da harmonia”, reconhecendo a influência
polifônica do maestro.
Ouçam algumas de suas músicas na página: https://www.ouvirmusica.com.br/johann-sebastian-bach/,
acesso em 23/01/2021.
https://www.youtube.com/watch?v=dDnbocNDPQM.
A música tem sua escrita, a partitura. Uma partitura é
uma representação escrita de música padronizada mundialmente. Tal como qualquer
outro sistema de escrita, dispõe de símbolos próprios (notas musicais) que
se associam a sons. A escrita da partitura nasceu em ambiente eclesiástico, da
Igreja Católica, na reforma de Guido d’Arezzo (992 – 1050). E vem sendo usada
até os nossos dias.
·
Realização de
concertos públicos e pagos;
·
Criação de composições
apenas para instrumentos;
·
Harmonia no uso
dos sons de diferentes instrumentos – timbre é a percepção dessa diferença;
·
Criação da
orquestra;
·
Aperfeiçoamento de
instrumentos musicais.
Caiu questão que envolve o conteúdo no Enem, confira:
O que há entre a música de Bach e Mc Fioti???
e ainda na questão:
*Ajude a melhorar o texto. Sugira, palpite 😉
Veja aqui atividades realizadas pelos meus alunos do IEMA UP São Luís. Vídeos sobre linguagens artisticas no período cultural barroco (dança, musica, teatro e artes visuais):
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