O período medieval foi um longo momento histórico, durou cerca de mil anos. Documenta uma extensa produção artística e intensas modificações estilísticas, que demarcaram grandes rupturas, “mediando” duas festejadas épocas (greco-romana e renascentista), mas favorecendo contribuições incontestáveis para a arte, desmistificando o termo “Idade das trevas”.
A arte produzida nos primeiros séculos é também chamada por estudiosos como Arte Paleocristã ou Arte das Catacumbas!
Enquanto os séculos finais da Idade Média, fazem sua transição para a Arte Renascentista, que resgata, visual e tecnicamente, a antiguidade clássica inspirada no período greco-romano.
ü Contexto
Histórico
A arte
do período medieval é toda direcionada para o fortalecimento e expansão do
Cristianismo. A pintura, vitrais e escultura, como representação visual da
iconografia religiosa, detalharam os escritos bíblicos em Igrejas, Mosteiros,
Basílicas e Catedrais, estas receberam grande atenção, elevando a arquitetura
como principal legado do período. A música era um recurso para somar solenidade
aos rituais religiosos e o teatro voltado para as encenações das passagens e
dogmas das “Santas Escrituras”.
A arte era utilizada como instrumento para a educação cristã, como fonte didática, o escritor Gombrich afirma que:
Não se pode fazer jus a qualquer obra de arte
medieval sem ter em mente esse propósito. Pois esses artistas não pretendiam
criar uma semelhança convincente com a natureza ou realizar belas coisas:
queriam comunicar a seus irmãos de fé o conteúdo e a mensagem da História
Sagrada. [A Imagem é uma Iluminura com cena de Cristo lavando os pés dos
Apóstolos], reproduzida de um livro dos evangelhos que foi ilustrado (ou, como
se diz, "iluminado") na Alemanha mais de um século depois, por volta
do ano 1000. Representa o incidente contado no Evangelho de S. João (XIII,
4-9). p. 105.
Visualização
da imagem da iluminura:
O reconhecimento do Cristianismo como religião foi dado a partir dos anos 300 d.C, pelo Imperador de Roma, e as primeiras Igrejas cristãs receberam influências das construções do Império Romano. No início da expansão cristã, havia uma mistura de referências visuais entre as identidades cristãs e “pagãs”. É consensual ponderar que muitas atividades, tidas como “pagãs”, foram incorporadas ao Cristianismo como forma de cativar a conversão de fiéis.
Mas antes disso, na primeira fase, a das catacumbas, possuía ação evangelizadora, de divulgação dos valores cristãos, lembrando que o Cristianismo pregava o monoteísmo, que ia de encontro aos valores panteístas romanos em suas crenças em vários deuses.
Dessa forma, os cristãos passaram a ser perseguidos das
mais variadas formas. Eram torturados publicamente, lançados ao furor de
animais violentos, empalados, crucificados e, até mesmo, queimados em vida.
Para redimir e orar pelos seus mártires, os cristãos passaram a enterrá-los nas
chamadas catacumbas.
Estas funcionavam como túmulos subterrâneos onde os cristãos faziam seus
encontros evangelizadores, entoavam canções e ornavam com imagens que
manifestavam sua confissão religiosa. São reconhecidos alguns símbolos registrados de formas pontuais nas
paredes das catacumbas. Imagem de Afresco
feito em uma catacumba que ficava na Via Latina (estrada romana),
·
a cruz -
símbolo do sacrifício de Cristo;
·
a palma -
símbolo do martírio;
·
a âncora -
símbolo da salvação, a vida do cristão ancorada em base sólida;
·
o bom pastor-
jesus é o bom pastor que conduz seu rebanho;
·
o peixe - o
símbolo preferido dos artistas cristãos.
A Arte Medieval é comumente dividida em três períodos estilísticos: Românico, Bizantino e Gótico.
ü Principais características da arte
cristã primitiva:
- Uso de Catacumbas: cavernas, buracos
ou estruturas subterrâneas usadas para o sepultamento dos corpos dos
cristãos recém-convertidos.
- Surgimento
do Cristianismo: O Império Romano.
- A
perseguição do Império Romano.
- Edito
de Milão: Mediolano promulgado em 13 de
junho de 313 foi um documento proclamatório para no qual se determina que
o Império Romano seria neutro em relação ao credo religioso, acabando
oficialmente com toda perseguição aos cristãos.
- Religião
oficial do Império Romano: ano de 391.
- Em princípio, essas pinturas limitavam-se
a representações de símbolos cristãos:
- A cruz, a Âncora, o Pão, a Palma da Mão, e
o Peixe, que em grego era traduzido como ICTHYS (um anagrama).
- Mais tarde, começaram a aparecer cenas do
Antigo e do Novo Testamento.
VAMOS PRATICAR?
Questão 1 (Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Luís Correia - PI - Professor de Artes)
A Arte Cristã Primitiva
ganhou força a partir do ano 390 d.C, após o reconhecimento do cristianismo
como religião oficial do Estado romano. Assinale a alternativa que não
apresenta uma característica da arte cristã primitiva.
a)
É a arte que surge nas catacumbas
b)
É executada por pessoas que não eram grandes
artistas
c)
É executada principalmente nas catedrais com
a presença de vitrais com temas religiosos
d)
É realizada por pessoas que seguiam os
ensinamentos de Jesus Cristo
NÓS PESQUISAMOS AQUI!
BOZZANO, Hugo. Arte em Interação. São Paulo: Ibep,
2013.
FERRARI,
Solange dos Santos Utuari. Arte por toda
parte: volume único. 2. Ed. São Paulo: FTD, 2016.
GOMBRICH, E. H. A história da arte. Rio de Janeiro: LTC Livros Técnicos e
Científicos, 1995.
LEMOS, Sueli. Arte Bizantina: arte na Idade Média. São Paulo:
Instituto Callis, 2013.
____________. Arte Gótica: arte na Idade Média. São Paulo:
Instituto Callis, 2013.
____________. Arte Islâmica: arte na Idade Média. São Paulo:
Instituto Callis, 2013.
____________. Arte Românica e Bárbara: arte na Idade Média. São
Paulo: Instituto Callis, 2013.
REIS, Eliana
Vilela dos. Manual compacto de Arte – ed. Rideel – 2010.
*Texto produzido em 2020 para a Plataforma Gonçalves Dias, do Governo do Estado do Maranhão.
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