quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

MANEIRISMO e ROCOCÓ: Os marcantes períodos de transições estilísticas




O Maneirismo 

É um estilo artístico que se situou na transição entre a Arte Renascentista e a Arte Barroca, desenvolveu-se em Roma, por volta de 1520 até meados de 1610. O termo tem origem na expressão italiana la bella maneira e significa “a bela maneira”, o que ainda é visto para muitas pessoas como conotação original de afetação e imitação superficial. Tratava-se de uma tendência para a estilização exagerada que se transformou na sua identidade, extrapolando assim, as rígidas linhas dos modelos clássicos. Por isso, muitos historiadores consideram este estilo como o primeiro modernista. Um exemplo é a obra “O juízo final” de Michelângelo em sua fase madura, visualizada no detalhe que mostra a alegoria de São Bartolomeu segurando a própria pele, esta possui a face modelada como a face do próprio artista, autorretratando-se.

Na pintura de Tintoretto e de El Greco houve o crescimento de ideias que adquiriram importância cada vez maior na arte do século XVII: a ênfase sobre a luz e a cor; o desprezo pelo equilíbrio simples; e a preferência por composições mais complicadas, composição típica desse estilo apresenta um grupo de figuras dispostas umas sobre as outras, num equilíbrio aparentemente frágil. As imagens são unidas por contorções extremadas e o alongamento exagerado dos músculos.

Características

·         Período marcado pela Reforma Protestante; a religiosidade em seus temas, tanto em telas quanto em afrescos.

·         Pintura teve ainda temas históricos, mitológicos greco-romanos e retratos;

·         Escultura com distanciamento da realidade e feita com inspiração na obra de Michelangelo;

·  Imagem humana retratada de forma alongada, concedendo solenidade e elegância à composição;

·         Valorização da originalidade e das interpretações individuais, autoria, marca reconhecível;

·         Maior dinamismo e complexidade de suas formas;

·         Artificialismo no tratamento dos seus temas, a fim de se adquirir maior emoção, elegância, poder ou tensão.

 

  Alguns rtistas Maneiristas:


 Antonio Correggio (1489-1534), foi contemporâneo dos renascentistas Michelângelo e Rafael. O artista produziu obras com tema religiosos e mitológicos. Com suntuosidade e refinamento em suas composições de cenas. A Imagem é uma foto do afresco Ascensão da Virgem, na parte central do teto da Catedral de Parma. 




El Greco (1541-1614), foi um pintor, escultor e arquiteto grego que desenvolveu a maior parte da sua carreira na Espanha. Em seu trabalho podemos verificar a verticalidade na disposição dos elementos compostos por corpos esguios e alongados, rostos melancólicos e misteriosos, cores brilhantes, eliminação da perspectiva de modo a ressaltar as cenas secundárias, além de trabalhar a luz em suas telas de maneira que direciona a luminosidade para os pontos mais importantes. A imagem mostra a obra “O Enterro do Conde de Orgaz”, pintado para igreja de São Tomé em Toledo. É considerada sua obra mais significativa. 



 Giambologna (1529-1608), foi um escultor francês considerado o mais perfeito representante do Maneirismo, e seu renome vem de suas obras cheias de movimento, com um precioso polimento de superfície. Entre as mais conhecidas estão o Mercúrio, do qual existem várias versões. A imagem mostra a escultura em grupo “Rapto das Sabinas”.


Giuseppe Arcimboldo (1527-1593), foi um pintor italiano considerado o mais irreverente representante do Maneirismo. Suas pinturas mostram composições de frutas, legumes, animais e objetos exóticos queque dão forma a figuras humanas. O pintor utilizou em cada tela, elementos que correspondessem ao tema retratado; assim, “A Primavera” é composta basicamente por flores, “O Verão”, por frutas próprias dessa estação, “O Outono”, por folhas e frutas dessa época do ano e “O Inverno”, por uma "árvore sem folhas". O mesmo acontece com o restante de sua obra que foi inspiração para a Arte Surrealista.

Parmigianino (1503-1540) foi um pintor italiano que buscava causar a sensações e emoções estranhas na contemplação de suas obras.  A dimensão de seus personagens e sua expansividade tomam forma única e particular. Como mostra a imagem da pintura Madona com Longo Pescoço, a mesma traduz as características visuais que nomeiam este estilo artístico.


Tintoretto (1518-1594) pintor italiano de grande notoriedade e representação do estilo maneirista, pois suas obras demonstram grande energia dramática e utilização perspectiva acentuada e dos efeitos da luz fez dele um dos precursores do estilo Barroco.  Sua “Ultima ceia” é um exemplo fiel da transição entre o Maneirismo e o Barroco, contrastando significativamente com a obra de feições clássica de Leonardo Da Vinci.



 







O Rococó

Período estilístico surgido e desenvolvido na França, mas influenciou artistas de outras nacionalidades, principalmente alemães, austríacos e italianos.  Sucedeu a arte barroca, tendo sido marcado pelo exagero e nas ornamentações, em uma arte carregada de ostentação e essencialmente aristocrática.

Será que tanta pomposidade é o que fez chegar até o último século a aura francesa como fonte de bom gosto e refinamento?

Para o historiador e crítico de arte Arnold Houser, o Rococó expressa a beleza, a graça da vida, seduzindo e encantando. Possui maior leveza e fluidez em uma linguagem formal, mas sensual e delicada. A pintura ganha um cenário idílico e bucólico da paisagem, e o retrato começa a ser encomendado por um público consumidor, o que antes era privilégio do clero e realeza, pela ascensão do capitalismo, da burguesia e declínio da monarquia francesa.  p. 509.

É neste contexto que germina a Revolução Francesa, nos primeiros ideais revolucionários, pelo descontentamento do que é visualmente ostentado na vida palaciana, no registro das extravagâncias da aristocracia e de seus retratos contrastando com a situação geral da vida do povo.

Mas é de uma arte de encanto, beleza e graça que estamos descrevendo, observada na pintura “O Balanço” (1766) de Jean-Honoré Fragonard, uma das mais famosas do período.


 O estilo Rococó:

A origem do termo é dada pela presença de elementos inspirados em conchas (rocaille, a provável origem do nome, pode ser traduzido como concha), espirais e volutas.

A decoração mostra seu potencial no afresco do teto do Palácio de Wurzburg, na Alemanha, uma das obras mais celebradas do ao artista Giovanni Battista Tiepolo (1696-1770), “Alegoria dos Continentes”, com figuras de deuses mitológicos e figuras históricas – um exemplo da estética visual do período, fruto do gosto da aristocracia francesa do século XVIII, a obra pertence.



As características do período são bastante visíveis também na arquitetura da Igreja Wieskirche, na Alemanha, pelo uso de ornamentação dourada e curvilínea, a representação de elementos da natureza e os afrescos ricos em detalhes.


O mobiliário do período é bastante reconhecível no Brasil, pois veio com a família real portuguesa, no período de colonização. E, também, na arquitetura colonial brasileira, tendo boa parte dos conjuntos arquitetônicos tombados pelo IPHAN e Unesco, datados dos momentos em que a história da arte vivia o classicismo europeu.

No maranhão, visualizamos a influencia do Rococó na ornamentação da Catedral de São Luís, a Igreja da Sé, da imagem acima e, na imagem abaixo, no mobiliário do Palácio dos Leões.



A escultura também assume um importante caráter decorativo, expressando charme, brilho, ternura, espiritualidade, delicadeza e sensualidade, “substituindo o maciço estatuesco e realisticamente espaçoso do barroco”, p.527. A imagem mostra a obra “A ameaça do Cupido” (1757) do escultor francês Etienne-Maurice Falconet.


 Principais características do estilo Rococó:

·         Crítico do Estilo Barroco, e sua dramaticidade soturna;

·         Uso de muitos adornos;

·         Uso de cores mais claras e em tons pastéis, luminosidade;

  • uso excessivo de tons dourados na pintura e na ornamentação;

·         uso de curvas acentuadas, espirais e volutas;

·         Pinturas de paisagens burlescas, festivas e tranquilas;

·         Retrata a frivolidade e luxo da realeza da época: afetada e superficial;

·         Pastoril simbólico e bucólico;

·         Temas: nudez, históricos, mitológicos o os prazeres humanos (hedonismo);

  • Inspiração nas formas da natureza;
  • No mobiliário e na decoração havia uso de espelhos e madeira;
  • Era um estilo predominantemente decorativo.

 

 Artistas e suas obras em destaque:

  • Antoine Watteau (1684-1721): Obras mais famosas estão Peregrinação à ilha de CíteraPierrot e Os dois primos.
  • Giovanni Battista Tiepolo (1696-1770): pintou O banquete de Cleópatra, Retrato de mulher como Flora e os afrescos do Palácio de Wurtzburgo.
  • Jean-Baptiste Chardin (1699-1779): Obras como A lavadeira, O buffet, Cesta de pêssegos Bolhas de sabão.
  • François Boucher (1703-1770): Obras importantes como O banho de Diana, O triunfo da Vênus e Vênus consolando o Amor.
  • Francesco Guardi (1712-1793): Obras Vista da Ponte de Rialto, Piazza San Marco e Procissão noturna na Piazza San Marco.
  • Thomas Gainsborough (1727-1788): Obras O menino azul, O carrinho de mercado e O passeio matinal.
  • Jean-Honoré Fragonard (1732-1806): pintou O balanço, A fonte do amor e O beijo roubado.

Étienne Falconet (1716-1791): pintou O oráculo, A ameaça do Cupido, Flora, Vênus das pombas.


VAMOS PRATICAR?

QUESTÕES DE PROVAS JÁ APLICAS QUE SE RELACIONAM AO CONTEÚDO:


Questão 1 (ENEM 2022)


EL GRECO. Laocoonte. Óleo sobre tela, 1,37cm x 1,72cm. National Gallery of Art, Washington, Estados Unidos, circa 1610-1614. Disponível em: https://images.nga.gov. Acesso em: 28 jun 2019 (adaptado).

Essa impressionante obra apresenta o sacerdote Laocoonte sendo punido pelos deuses por tentar alertar os troianos da ameaça do Cavalo de Troia, que escondia um grupo de soldados gregos. Enviadas pelos deuses, serpentes marinhas são vistas matando Laocoonte e seus dois filhos como forma de punição.

KAY, A. In: FARTHING, S. (Org.). Tudo sobre arte.
Rio de Janeiro: Sextante, 2011 (adaptado).

Produzida no início do século XVII, a obra maneirista distingue-se pela

a) representação da nudez masculina.

b) distorção ao representar a figura humana.

c) evocação de um fato da cultura clássica grega.

d) presença do tema da morte como punição da família.

e) utilização da perspectiva para integrar os diferentes planos.


Resposta: Letra B

A distinção da obra maneirista apresentada no texto I se dá pela distorção nas formas físicas humanas. Tal aspecto é comum dentre as obras do maneirismo, visto que a representação dos indivíduos é marcada por um alongamento dos corpos, conforme é possível observar na tela “El Greco”.


Questão 2 (FGV 2013)

"Hora do Canto, aulas de flauta, de cerâmica, o curso de História da arte espanhola, El Greco... Ainda lembro exatamente do quebra-cabeça com uma pintura de Arcimboldo".
Abaixo está copiado um quadro de Arcimboldo, de que a autora se lembra, por ter sido um dos seus quadros motivo de um quebra-cabeça.




O quadro é adequado para um quebra-cabeça em razão da dificuldade de montagem, devido à

a)  uniformidade de elementos.

b)semelhança de formas.

c)   indefinição da imagem.

d)    falta de proporcionalidade.

 Resposta: Letra B

 

Questão 3 - Prefeitura de Manaus (2010)

 Com relação aos artistas barrocos, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

I – A característica mais marcante das pinturas de Caravaggio é o modo como ele utiliza a luz; por isso ele é conhecido como o fundador do estilo Luminista.

II – As pinturas de Tintoretto têm duas características principais: os corpos das figuras são mais expressivos do que os rostos, e a luz e a cor utilizadas nos quadros são de grande intensidade.
III – As obras de El Greco trazem como característica principal a verticalidade das figuras.
IV – Além do contraste entre luz e sombra nos trabalhos de Rembrandt, o que mais chama atenção é a gradação da claridade, os meio tons e as penumbras que envolvem áreas de luminosidade mais intensa.
A quantidade de itens certos é igual a

a)    1

b)    2

c)    3

d)    4

 Resposta: Letra D


Questão 4 (Enem 2012)

 


BARDI, P. M. Em torno da escultura no Brasil. São Paulo: Banco Sudameris Brasil, 1989.

Com contornos assimétricos, riqueza de detalhes nas vestes e nas feições, a escultura barroca no Brasil tem forte influência do rococó europeu e está representada aqui por um dos profetas do pátio do Santuário do Bom Jesus de Matosinho, em Congonhas (MG), esculpido em pedra-sabão por Aleijadinho. Profundamente religiosa, sua obra revela

 

 

 

a)    liberdade, representando a vida de mineiros à procura da salvação.

b)    credibilidade, atendendo a encomendas dos nobres de Minas Gerais.

c)    simplicidade, demonstrando compromisso com a contemplação do divino.

d)    personalidade, modelando uma imagem sacra com feições populares.

e)    singularidade, esculpindo personalidades do reinado nas obras divinas.

 

Resposta:

Letra D. As esculturas de Aleijadinho têm forte personalidade e também tenta caracterizar, nos traços do rosto, pessoas populares.

 

Questão 5 (Ufes)

Em relação à Imagem, é INCORRETO afirmar:

a)    Apresenta sensualidade típica das manifestações escultóricas do rococó.

b)    Apresenta linhas sinuosas, características do estilo rococó

c)    Apresenta dimensões reduzidas, por ser uma réplica de um tema de esculturas monumentais.

d)    Apresenta pequenas dimensões que, aliadas ao material, caracterizam a graciosidade e o requinte do rococó.

e)    Apresenta o caráter alegre do estilo rococó

Resposta: letra C

 

   

NÓS PESQUISAMOS AQUI!

 

BOZZANO, Hugo. Arte em Interação. São Paulo: Ibep, 2013.

FERRARI, Solange dos Santos Utuari. Arte por toda parte: volume único. 2. Ed. São Paulo: FTD, 2016.

GOMBRICH, E. H. A história da arte. Rio de Janeiro: LTC Livros Técnicos e Científicos, 1995.

SPENCE, David. Grandes artistas: vida e obra. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2014.

HOUSER, Arnold. História Social da Arte e da Literatura. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

MARIOTTO, Gladys. Arte, leitura de mundo. Curitiba, PR: Expoente, 2011.

REIS, Eliana Vilela dos. Manual compacto de Arte – ed. Rideel – 2010.


*Texto produzido em 2020 para a Plataforma Gonçalves Dias, do Governo do Estado do Maranhão.

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