ü Contexto
Histórico da estética do Romantismo
O Romantismo foi um movimento filosófico, literário e artístico que surgiu no final do século XVIII até o século XIX. O termo “romântico” significa “sentimental”, um dos aspectos mais evidentes deste período e que caracteriza toda sua produção artística.
Mas, dentre muitas características, valoriza
o espírito nacionalista, o sentimento, a subjetividade, o idealismo e a fé,
valores ignorados pelo Período anterior, o Neoclassicismo. Tinha uma visão contrária ao racionalismo
clássico e ao iluminismo.
Toda a
arte deste período, mostra, a consciência individual dos artistas, pois intenção era a
expressão, o sentimento puro e simples, refletindo o que estava acontecendo ao
seu redor e os seus anseios.
Lembrando que a Europa estava abalada em um século agitado por mudanças sociais, políticas e culturais, causadas pela Revolução Industrial (que provocou a divisão econômica do trabalho e o começo da especialização da mão-de-obra) e pela Revolução Francesa (em que a sociedade lutou em busca da valorização dos direitos individuais).
A imagem mostra a obra A liberdade guiando o povo símbolo da Revolução Francesa, feita por Eugène Delacroix – Artista francês que causa um intenso clamor e comprometimento político em suas obras. Personificou alegorias, fazia com que a arte funcionasse como uma festa para os olhos de quem a observava.
Principais características da Arte no Romantismo:
·
Temas
(assuntos) retratados: mitológicos, religiosos, natureza morta, paisagem,
retrato, autorretrato, histórico, alegórico, marinha e dia a
dia dos pintores;
· Valorização
da natureza, da imaginação, da fantasia;
· Valorização dos sentimentos, como os de Liberdade, Igualdade e Fraternidade tão importantes na Revolução Francesa estavam presentes na arte; Patriotismo, idealização da mulher e fuga da realidade.
Artistas
e obras do período:
Goya (1746-1828) – Artista espanhol que pintou e gravou retratos de pessoas famosas da corte espanhola, pessoas simples do povo, imagens terríveis da guerra, telas com monstros, cenas da história além das lutas empreendidas em nome da liberdade e revela uma crítica social em suas obras. Imagem mostra a obra “Os Fuzilamentos” que data de 3 de maio de 1808.
Eugène Delacroix (1799-1863), descrito no início do texto.
Gericault (1791-1824) – Foi influenciado pela obra do artista Neoclássico, Jacques-Louis David e dedicou-se a copiar os artistas Barrocos, Rubens, Velázquez e Caravaggio. Sua obra mais célebre é A Balsa da Medusa, um monumental óleo sobre tela que está exposta no Museu do Louvre em Paris, mede 4,91 m x 7,16 m.
Willian Turner (1775-1851) – Sua obra é toda situada na observação da natureza da natureza em especial telas que buscam fazer um estudo completo a respeito da luz e sombra. Dentre os destaques das suas obras podemos citar “O Grande Canal, Veneza” e “Vapor e Velocidade”. Existe a criação de uma atmosfera da paisagem com essas telas, uma inspiração para os artistas do Estilo Impressionista.
John Constable (1776-1837) – seus trabalhos eram voltados para a representação da natureza, retrata os lugares idílicos, pastoris e bucólicos em que ele mesmo nasceu e viveu. Com a luz em suas obras, conseguiu um efeito vivo e sereno. Dentre elas, podemos destacar: A Carroça de Feno.
François Rude – o trabalho deste artista tem em destaque os ornamentos escultóricos nas estátuas para o Arco do Triunfo, em Paris, chamado de "A Marselhesa" (ou "Partida dos Voluntários de 1792"), que personifica o Hino Nacional Francês. Ela simboliza a França, enquanto pátria-mãe, chamando os voluntários para lutar pelo país e sobre esses estendendo suas asas protetoras. A mulher com asas simboliza o Espirito de Liberdade e incita o povo para a luta.
O romantismo brasileiro marcou a história de toda a
arte de nosso país. coincidiu com a Independência política do Brasil em 1822, com
o Primeiro reinado, com a Guerra do Paraguai e com
a campanha abolicionista.
Na literatura, teve seu início em 1836 com o livro
“Suspiros Poéticos e Saudades”, de Domingos José Gonçalves de Magalhães.
Mas, antes disso na Arte recebeu a Missão Artística
francesa, em 1816. Com o objetivo de estabelecer o ensino oficial das artes plásticas e
acabou influenciando o cenário artístico brasileiro, além de estabelecer o
ensino acadêmico inexistente até então.
A obra de José Maria de Medeiros, “Iracema” (1884), representa bem o romantismo na arte brasileira.
VAMOS PRATICAR?
QUESTÕES DE PROVAS JÁ APLICAS QUE SE RELACIONAM AO CONTEÚDO:
Questão 1 (UEL)
Assinale a alternativa que completa adequadamente a
asserção:
O Romantismo, graças à ideologia dominante e a um
complexo conteúdo artístico, social e político, caracteriza-se como uma época
propícia ao aparecimento de naturezas humanas marcadas por
a) teocentrismo, hipersensibilidade, alegria,
otimismo e crença.
b) etnocentrismo, insensibilidade, descontração, otimismo e crença na
sociedade.
c) egocentrismo, hipersensibilidade, melancolia, pessimismo, angústia e
desespero.
d) teocentrismo, insensibilidade, descontração, angústia e desesperança.
e) egocentrismo, hipersensibilidade, alegria, descontração e crença no futuro.
Resposta:
Letra C
Questão 2 (UFV)
Assinale a alternativa falsa:
a) Romantismo, como estilo, não é modelado pela
individualidade do autor; a forma predomina sempre sobre o conteúdo.
b) Romantismo é um movimento de expressão
universal, inspirado nos modelos medievais e unificado pela prevalência de
características comuns a todos os escritores da época.
c) Romantismo, como estilo de época, consistiu
basicamente num fenômeno estético-literário desenvolvido em oposição ao
intelectualismo e à tradição racionalista e clássica do século XVIII.
d) Romantismo, ou melhor, o espírito romântico,
pode ser sintetizado numa única qualidade: a imaginação. Pode-se creditar à
imaginação a capacidade extraordinária dos românticos de criarem mundos
imaginários.
e) Romantismo caracterizou-se por um complexo de
características, como o subjetivismo, o ilogismo, o senso de mistério, o exagero,
o culto da natureza e o escapismo.
Resposta: Letra A
Questão 3 (UFSC)
O quadro é do pintor francês Eugène Delacroix (1798 –
1863) e é intitulado “A Liberdade guiando o povo”, datado de 1830. Este quadro
tornou-se uma das representações mais famosas da Revolução Francesa,
pois:
a)
nele podemos observar todas
as características do simbolismo, bem como a representação de todas as classes
que participaram da fase inicial do movimento, com destaque para a bandeira
tricolor criada pelos revolucionários, levada pela figura que lembra a
participação intensa e fundamental das mulheres no processo.
b)
utiliza uma linguagem de
fácil entendimento, onde é possível depreender todas as fases da Revolução
Francesa numa só imagem, situando a obra no contexto da arte impressionista.
c)
tornou-se também um ícone do
estilo rococó, do qual Delacroix é um dos fundadores e permite observar o
caráter violento da Revolução.
d)
sintetiza, com traços
pertencentes ao romantismo francês, as ideias fundamentais da revolução,
representadas pela bandeira revolucionária, levada pela mulher que constitui a
personificação da liberdade, e pela presença de personagens que representam a
burguesia e os sans-culottes, linha de frente do movimento antimonárquico.
Resposta:
Letra D
NÓS PESQUISAMOS AQUI!
ABBAGNANO,
Nicola. Dicionário de Filosofia. 6ª edição. São Paulo: Martins Fontes,
2012.
GOMBRICH, E. H. A história da arte. Rio de Janeiro: LTC
Livros Técnicos e Científicos, 1995.
HOUSER, Arnold. História
Social da Arte e da Literatura. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
MARIOTTO, Gladys. Arte,
leitura de mundo. Curitiba, PR: Expoente, 2011.
REIS, Eliana Vilela dos. Manual compacto
de Arte – ed. Rideel – 2010.
*Texto produzido em 2020 para a Plataforma Gonçalves Dias, do Governo do Estado do Maranhão.
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